Secom | PMVC
Governo Municipal participou de reunião do programa federal em Salvador. Dos municípios participantes, apenas Vitória da Conquista está com praticamente tudo pronto para “acender” a internet gratuita na cidade.A maioria das pessoas que trafega diariamente pelas ruas de Vitória da Conquista talvez não imagine que todo o perímetro urbano do município está hoje cercado por um gigantesco “anel” de fibra ótica, mais ou menos circular e com 24 quilômetros de extensão, instalado pelo alto em postes convencionais – os mesmos que garantem a energia elétrica que ilumina a cidade durante a noite.
Entre os nove ali presentes, Vitória da Conquista foi o único a ter condições de informar que, no que diz respeito à infraestrutura, cem por cento do programa já estão concluídos. Toda a fibra ótica já está instalada. Falta apenas que a “acendam”, utilizando aqui um termo técnico que descreve o momento em que se põe a fibra ótica a funcionar. “Estamos trabalhando com uma tecnologia de ponta”, disse o coordenador de Tecnologia da Informação (TI), Gilberto Veroneze, que participou da reunião em Salvador ao lado do prefeito Guilherme Menezes. “Fibra digital é o que há de mais moderno em termos de transmissão de dados. E a intenção do Ministério das Comunicações é que a gente use bem isto”, afirmou ainda Veroneze.
Em Vitória da Conquista, ao todo, o sinal do Cidades Digitais abrange 17 pontos de atendimento governamentais, que se distribuem entre escolas, postos de saúde e toda sorte de órgãos públicos locais – os chamados PAG’s –, ao passo que também há um sinal livre destinado ao público em geral, na Praça Tancredo Neves, em frente à Catedral de Nossa Senhora das Vitórias. Segundo Veroneze, os benefícios serão muitos. “Em cada setor público onde houver um computador, e onde uma pessoa tiver que ser atendida, haverá uma agilidade muito maior nesse atendimento”, afirma. “Além do mais, abrimos possibilidade para uma série de serviços que o município poderá criar a partir de agora, porque temos velocidade de tráfego de dados”.
Iniciativa pioneira
Redes interligadas
Com a inclusão de Vitória da Conquista no Cidades Digitais, foram aproveitadas tanto a infraestrutura já existente quanto a experiência advinda dessa iniciativa pioneira. Segundo ele, isso foi fundamental para que houvesse sucesso na implantação do Cidades Digitais. “Fizemos uma rede que vai ser extremamente eficiente. As duas serão interligadas e uma vai dar recurso à outra. A de fibra ótica vai potencializar muito a outra rede, que era feita através do sinal de rádio, e vice-versa”, explica o coordenador municipal de TI.
Segunda etapa
Após essa primeira etapa, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Aí, foram selecionados 262 municípios com população de até 50 mil habitantes. Vinte desses municípios estão na Bahia. O projeto conta com as parcerias do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário